Conheça 3 aplicações do hidrojateamento no setor sucroalcooleiro

sucroalcooleiro

Inegavelmente, o setor sucroalcooleiro é fundamental para o nosso país. Aliás, somos o maior produtor mundial de cana-de-açúcar e o segundo maior produtor de etanol do mundo. Ou seja, esta indústria tem um papel muito importante na economia do Brasil. 

Por isso, é fundamental que gestores deste tipo de empresa estejam empenhados em trabalhar com recursos que promovam ainda mais produtividade e custo-benefício.

Pensando nisso, hoje vamos, novamente, falar sobre o hidrojateamento nas usinas de açúcar. Mas desta vez, queremos revelar 3 aplicações do serviço neste segmento.

Quer descobrir como os equipamentos de hidrojato podem ajudar as máquinas deste setor? Então continue a leitura e fique por dentro do assunto!

A importância da limpeza de equipamentos 

Sem dúvida, a manutenção durante o período de entressafra e monitoramento das condições do processo durante a safra influenciam positivamente em sua performance. Afinal, quando existem detritos e sujeiras em excesso, muitos problemas podem surgir.

Desse modo, entre os principais, podemos destacar: entupimentos, vazamentos, quedas de precisão, folgas e interrupções de sistemas.

Portanto, a limpeza em todos os segmentos, incluindo o sucroalcooleiro, é muito importante. Pois as obstruções podem causar paradas temporárias, comprometer a produtividade e até mesmo gerar prejuízos financeiros para a sua empresa.

Por isso, é essencial buscar serviços que consigam realizar esta tarefa sem comprometer os prazos e resultados da indústria. O hidrojateamento é a solução perfeita para limpar equipamentos de diferentes áreas com precisão, rapidez e segurança.

O método, que dispensa o uso de produtos que possam prejudicar o meio ambiente, é realizado de forma ágil e retira os resíduos que possam comprometer o funcionamento da máquina com eficiência e agilidade.

Dessa forma, o trabalho é feito com uma bomba de alta pressão, que é ligada a um motor diesel ou elétrico, e alimentada com água.

Assim, seguindo a configuração da vazão e pressão adequada, a limpeza é realizada com resultado bastante efetivo.

Além disso, vale lembrar que fora a limpeza de evaporadores, separadores magnéticos, fornos, caldeiras e trocadores de calor, o hidrojateamento retira os resíduos acumulados nas superfícies, permitindo melhor fluidez entre eles e prevenindo perigos de contaminações, obstruções e até mesmo parada das máquinas.

3 aplicações do hidrojato no setor sucroalcooleiro 

Sem dúvida, os serviços de hidrojateamento podem garantir boas vantagens em todas as suas aplicações.

Mas hoje, queremos mostrar suas aplicações na indústria sucroalcooleira. Confira os 3 exemplos que separamos para você!

Evaporadores e pré-evaporadores

Primeiramente, no segmento sucroalcooleiro o hidrojateamento tem aplicações na limpeza de evaporadores e pré-evaporadores.

Os equipamentos são fundamentais para as usinas. O pré-evaporador, por exemplo, recebe o caldo com temperatura abaixo da ideal para ebulição e utiliza sua superfície para aquecer o líquido.

Além disso, o processo de concentração do caldo também passa pelos evaporadores e pode formar incrustações por conta da fixação de substâncias causada pelo aumento da temperatura.

sucroalcooleiro

Do mesmo modo, o isolamento térmico entre o vapor e o caldo pode gerar alto consumo de vapor, menor condensação de água e evaporação do caldo, comprometendo o balanço térmico e energético da usina.

Por isso, a limpeza destes dois mecanismos elimina os riscos de prejuízos neste tipo de trabalho.

Caldeiras

O hidrojateamento também é muito importante na limpeza interna de caldeiras. A solução é uma tarefa fundamental para esta máquina, que precisa de cuidados especiais para manter seu bom funcionamento.

Aliás, as caldeiras geram muito vapor e os gases resultantes da combustão passam pelas tubulações aquecendo a água. Depois que isso acontece, a água é vaporizada na parte externa dos tubos.

Assim, por conta dos processos realizados com frequência, com o passar do tempo este tipo de equipamento pode sofrer grandes desgastes. Dessa forma, o acúmulo de resíduos pode gerar processos corrosivos e danos que acabam com a performance da máquina.

No entanto, os serviços de hidrojato conseguem realizar uma limpeza rápida e eficaz, já que alcançam até mesmo os locais mais difíceis e eliminam sujeiras de difícil remoção.

Aquecedores

Por fim, o hidrojateamento se aplica, também, na limpeza interna de aquecedores.

O equipamento que aquece o caldo produzido nas usinas, também pode sofrer algumas incrustações por conta da diluição de algumas substâncias através da alta temperatura.

Como nas aplicações anteriores, a solução atua com eficiência, rapidez e elimina obstruções que podem impedir o desempenho desta importante máquina.

Outros segmentos

Por fim, é importante destacar que, além do setor sucroalcooleiro, o método de hidrojateamento pode ser aplicado em outras áreas, como: naval, cimenteira, saneamento básico, plataformas de petróleo, construção civil, automobilística e aeroportuária.

Em nosso blog publicamos uma matéria que revela mais alguns exemplos práticos da realização deste serviço em setores muito importantes.

Acesse agora mesmo e descubra como esta solução pode beneficiar os ramos naval e de construção civil.

Gostou do nosso texto?

Então compartilhe com seus amigos para que mais pessoas fiquem por dentro do assunto e conheçam esta alternativa eficiente e produtiva!

Além disso, continue de olho no blog da LEMASA, pois sempre postamos conteúdos que podem ajudar a sua indústria!

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MATRIZ

R. Valdir Roberto de Camargo, 70
Rec. Campestre Jóia - Indaiatuba - SP
Tel: +55 (19) 3936-8555


LEMASA - Três Lagoas

Avenida Eloy Chaves, 690 - Sala 07 Centro,
CEP: 79602-000 Três Lagoas/MS
Tel: +55 (67) 3522-7325
Celular: (67) 9 8100-0173

LEMASA - Macaé

Avenida Evaldo Costa, 1045 Bairro Sol Y Mar
CEP: 27940-410 - Macaé/RJ
Tel: +55 (22) 2773-3493
Celular: (22) 9 9705-7918


LEMASA - Maringá

Rua Santos Dumont, Nº 50 – 6 Zona 03 Zona 03
CEP: 87050-100 – Maringá/PR
Tel: +55 (44) 3026-8833
Celular: (44) 9 9803-0023


LEMASA - São José do Rio Preto

Rua Uber Folchine, 631 Parque Industrial Campo Verde
CEP: 15076-155 – São José do Rio Preto/SP
Tel: +55 (17) 3513-5851