Bicos rotativos: conheça 3 opções que vão melhorar os resultados da sua empresa

Precisa de ajuda? Fale agora com um de nossos consultores e descubra o equipamento de hidrojato ideal para a sua indústria

Sem dúvida, os bicos rotativos são ferramentas importantes para os serviços de hidrojateamento. Eles podem ser utilizados para processos de limpeza e outras aplicações com elevados níveis de pressão e são fornecidos em diferentes modelos e configurações.


Para te explicar melhor como funcionam, apresentaremos 3 soluções que podem melhorar os resultados na utilização dos equipamentos de hidrojato da sua empresa.



Qual a função do bico rotativo?

Primeiramente, o bico rotativo é responsável por converter a energia, gerada pela bomba de hidrojateamento através do fluxo de água, conhecida como pressão, em força de impacto, por meio da velocidade de projeção.

orientações para o hidrojateamento mais eficiente

Os bicos podem ter insertos intercambiáveis e são montados em mangueira ou acessórios como: pistola, lança ou dispositivos. Desse modo, apresenta diferentes especificações e funcionalidades, de acordo com a aplicação desejada.


Aliás, os bicos rotativos são muito utilizados em operações de hidrojateamento industrial, através dos trabalhos de limpeza, preparação de superfícies e desobstruções. Assim, é importante que você entenda que o bico rotativo conta com algumas características e funcionalidades específicas.


Então, o bico rotativo de alta pressão é utilizado para limpeza de obstruções, incrustações e rompimento de outros bloqueios.


Bem empregado, ele projeta um jato de água sob alta velocidade e atinge toda a parede da tubulação, garantindo uma limpeza uniforme, proporcionando serviços de alta produtividade e velocidade.


Além disso, uma de suas maiores vantagens é que ele dispensa o uso de ferramentas mecânicas de impacto e preserva o dispositivo, equipamento ou estrutura a ser limpo, o que possibilita tarefas mais ágeis e precisas.


Principais segmentos que utilizam os bicos rotativos

Conforme já citamos ao longo do texto, os bicos rotativos são amplamente necessários para diferentes setores.

Mas, também queremos destacar em quais segmentos eles são mais utilizados.


Portanto, dentre as principais aplicações, podemos citar:

  • Indústria química;
  • Empresas petroquímicas;
  • Indústria sucroalcooleira;
  • Setor automobilístico e aeroportuário;
  • Indústria Naval;
  • Plataformas de petróleo;
  • Indústria cimenteira, de mineração e saneamento básico.


Como você viu, muitos setores podem trabalhar com este tipo de acessório. Mas, é importante saber escolher acessórios que proporcionem maior segurança e qualidade para a equipe, evitando possíveis riscos que possam comprometer o trabalho e a segurança de todos. Assim, os resultados serão eficientes e seguros.


Para acertar nesta importante decisão, alguns fatores devem ser considerados. Aliás, publicamos recentemente em nosso blog, um texto que pode te ajudar na hora de comprar equipamentos para os serviços de hidrojato.

Clique aqui e confira as dicas que listamos em nosso conteúdo!

bicos rotativos para hidrojato

3 opções de bicos rotativos para sua indústria

Primeiramente, vamos falar sobre o bico Gladius 22K. A ferramenta auto rotativa foi desenvolvida para a limpeza de linhas de tubulações com curvas de até 90º e diâmetro interno de 4” a 12” (100 a 300 mm).


Desse modo, o acessório realiza seu deslocamento em sentido de avanço pela tubulação. Assim, o operador precisa apenas controlar sua velocidade de avanço.


Além disso, para limpeza posterior, basta recolher a ferramenta até sua posição de partida no início da operação.


Outro bico rotativo da nossa fabricação, que oferece trabalhos completos e eficazes é o Dagger 22K.

A solução de alta eficiência, que tem pressão máxima de 1.500 bar (22.000 psi), é ideal para limpeza de tubulações de 6” (152mm) a 60” (1.524mm) com uso de centralizadores.


Dessa forma, é possível ajustar a sua rotação através de fluido hidráulico. Aliás, os bicos podem ser configurados de acordo com o tipo de aplicação, proporcionando maior resultado na limpeza.


Por fim, o Cyclone 22K também está entre as sugestões de bicos rotativos que queremos te apresentar. Indicado para limpeza de tubos em geral, o dispositivo rotativo possui cabeças substituíveis para desobstrução e limpeza radial ou universal.


O acessório, que está disponível nos diâmetros de 12 mm e 18 mm, é eficiente na aplicação de equipamentos de diversos setores.


A solução ideal para o seu setor

Agora que você já conhece algumas opções de bicos rotativos de qualidade, talvez tenha interesse em encontrar outras soluções para tarefas de hidrojateamento.


Portanto, ao acessar o nosso site você consegue saber mais sobre nossas bombas de alta pressão, acessórios e equipamentos de hidrojato que são referências no mercado.


Além disso, você também pode conferir mais detalhes sobre as aplicações possíveis dos nossos produtos.

Mas, se quiser continuar por dentro deste assunto, a nossa dica é continuar acessando o blog da LEMASA.

Afinal, sempre postamos conteúdos com dicas e recomendações que podem melhorar os resultados da sua empresa.

Precisa de ajuda? Fale agora com um de nossos consultores e descubra o equipamento de hidrojato ideal para a sua indústria

Leia outros conteúdos do nosso blog

Por LEMASA . 09 fev., 2024
Segurança, Economia e Eficiência com Hidrojateamento
Por LEMASA . 14 dez., 2023
O hidrojateamento é uma técnica eficiente e sustentável para realizar limpezas, manutenções e preparações de plataformas e equipamentos às indústrias. Confira neste texto os motivos para optar por esse método.
Por LEMASA . 13 dez., 2023
Nosso supervisor de engenharia, Fabricio Leinat, ministrou uma palestra sobre a escolha de freios para ferramentas rotativas de alta pressão. Confira um pouco do que foi abordado pelo nosso experiente engenheiro.
Share by: