Por que optar pelo hidrojateamento para preparação de superfície?

preparação de superfície

A preparação de superfície por hidrojateamento é uma técnica potente de limpeza que utiliza água em alta pressão para remover impurezas e preparar o local para pintura. Inegavelmente, ao longo dos anos a superfície acumula sujeiras e contaminantes que podem ser prejudiciais.

Mas quando realizado com os equipamentos e acessórios certos, o método tem sucesso na remoção de sais insolúveis, tinta antiga, ferrugem, contaminantes sólidos, solúveis e insolúveis e carepa.

Aliás, o serviço é o assunto deste texto, que vai revelar suas vantagens e soluções eficientes.

Benefícios do hidrojateamento na preparação de superfície

Primeiramente, antes de apresentar itens essenciais para realizar este trabalho, queremos destacar suas maiores vantagens.

Sem dúvida, um dos grandes benefícios do uso do hidrojateamento na preparação de superfície é que ele não causa danos e desgastes. Assim, elimina apenas as camadas de tinta, borracha, oxidação, sujeiras e outros materiais indesejados.

Do mesmo modo, por dispensar o uso de abrasivos, o hidrojateamento elimina a geração de partículas no processo de limpeza. Dessa forma, diminui os custos operacionais com a destinação de resíduos gerados na realização do serviço, facilita o trabalho do operador e, quando comparado ao jateamento abrasivo, oferece uma pureza 85% maior.

Além disso, o método não utiliza produtos químicos, não promove perfil de rugosidade, tem ótimo rendimento, não produz fagulhas ou centelhas e atende às leis ambientais internacionais ISO 14000, BS 8000 e ISM CODE.

As desvantagens de outros métodos

Além do hidrojateamento, existem outras técnicas que realizam a preparação de superfície. Mas elas podem representar algumas desvantagens, como você pode ver a seguir:

  • Lixamento: quando realizado desta maneira, o serviço pode danificar a estrutura e até mesmo aumentar o tempo de mão de obra pela necessidade de retrabalho para remover resíduos que não foram eliminados de primeira;
  • Jateamento com abrasivos: neste caso, o serviço prejudica a produtividade e gera retrabalho, pois ao finalizar o processo com jato abrasivo, é necessário recolher o resíduo gerado;
  • Tratamento mecânico: o método é realizado de maneira manual com escovas, lixas, raspadores e outras ferramentas. No entanto, ele não se aplica às superfícies de grau A, é mais caro que o jateamento abrasivo, é recomendado apenas para pequenos reparos, possui baixa produção e seus resultados são variáveis dependendo da qualidade da execução. Além disso, antes da pintura, recomenda-se completar o tratamento com lavagem com água doce.

Principais contaminantes e segmentos que precisam do serviço

Depois de descobrir os benefícios do hidrojateamento e as desvantagens de outros métodos realizados para preparação de superfície, queremos destacar quais contaminantes mais interferem na aderência das tintas.

Primeiramente, existem os visíveis, que são ferrugem, carepa, sujeira, pó, óleo e umidade. Do mesmo modo, também podem surgir as sujeiras não visíveis, como sais solúveis.

preparação de superfície

Além disso, é importante destacar quais segmentos mais precisam da preparação de superfície. Assim, o serviço tem aplicações possíveis nas indústrias naval, petroquímica, construção civil, automobilística e em plataformas de petróleo.

Dessa forma, o trabalho atua na remoção de tinta epóxi e de oxidação, abrindo perfil de rugosidade para receber uma nova pintura.

Conheça acessórios ideais para preparação de superfícies

Conheça acessórios ideais para preparação de superfícies

De fato, após entender um pouco mais sobre o método, uma das principais dúvidas se refere a quais equipamentos podem ser utilizados para sua realização.

Neste caso, o ideal é apostar em equipamentos de Ultra Alta Pressão de 2.000 até 2.800 bar (30.000 a 40.000 psi).

Mas para determinar a pressão adequada para o trabalho, existe a necessidade da análise de alguns fatores, como detritos presentes na superfície e grau de oxidação dos equipamentos.

Todavia, alguns acessórios são capazes de realizar a tarefa com total precisão.

Portanto, agora que você já sabe a importância deste serviço e suas aplicações, chegou a hora de conferir itens que podem oferecer os melhores resultados na preparação de superfície. Veja algumas soluções da LEMASA:

Katana

Primeiramente, entre alguns dos produtos essenciais para a realização do hidrojateamento para preparar superfícies está a Katana.

Trata-se de uma pistola com lança rotativa de acionamento pneumático, com duplo gatilho e porta bico para 04 ou 06 insertos de safira.

Além disso, o item tem velocidade de rotação de 3.000 rpm e sua pressão máxima é de 3.100 bar (45.000 psi).

Lizardjet

Indicado para aplicações em indústrias química, petroquímica e em plataformas de petróleo, o Lizardjet é um dispositivo de alto rendimento para preparação de superfície.

Desse modo, fixado por imãs resistentes localizados nas três rodas, o item permitem sua ancoragem em chapas ferrosas em qualquer posição. Ou seja, na vertical ou até mesmo de ponta-cabeça.

Da mesma forma, o item conta com sistema de braço alternativo e limpa a superfície removendo cracas e mariscos de embarcações, além da pintura completa do costado.

Por fim, o produto, que tem construção inteligente, leve e compacta, atinge áreas de difícil acesso, tem comandos de movimentação pneumáticos ou elétricos e conta com dispositivos de segurança.

Scimitar 40K

O bico rotativo Scimitar 40K é uma ferramenta robusta com controle de rotação para hidrojateamento de alta eficiência. O item foi desenvolvido especialmente para serviços de tratamento de superfícies, em operações manuais com pistola ou automatizadas.

Multi-Jet ® 

Por fim, queremos te apresentar o Multi-Jet ®, um sistema versátil para preparação de superfície multiuso para piso e costados. A solução possui duplos gatilhos e a liberação da pressão e da vazão da água acontece instantaneamente através da válvula Power box.

Entre suas principais aplicações, podemos destacar as indústrias naval, petroquímica e automobilística, além de plataformas de petróleo.

Gostou de saber um pouco mais sobre preparação de superfície? Então continue de olho em nosso blog para ver outros conteúdos como este.

E se quiser conhecer um pouco mais sobre as soluções da LEMASA, basta clicar aqui!

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MATRIZ

R. Valdir Roberto de Camargo, 70
Rec. Campestre Jóia - Indaiatuba - SP
Tel: +55 (19) 3936-8555


LEMASA - Três Lagoas

Avenida Eloy Chaves, 690 - Sala 07 Centro,
CEP: 79602-000 Três Lagoas/MS
Tel: +55 (67) 3522-7325
Celular: (67) 9 8100-0173

LEMASA - Macaé

Avenida Evaldo Costa, 1045 Bairro Sol Y Mar
CEP: 27940-410 - Macaé/RJ
Tel: +55 (22) 2773-3493
Celular: (22) 9 9705-7918


LEMASA - Maringá

Rua Santos Dumont, Nº 50 – 6 Zona 03 Zona 03
CEP: 87050-100 – Maringá/PR
Tel: +55 (44) 3026-8833
Celular: (44) 9 9803-0023


LEMASA - São José do Rio Preto

Rua Uber Folchine, 631 Parque Industrial Campo Verde
CEP: 15076-155 – São José do Rio Preto/SP
Tel: +55 (17) 3513-5851