Mangueira de alta pressão: conheça as características e funções do produto

mangueira de alta pressão

Sem dúvida, o método de hidrojateamento é cheio de vantagens para limpeza de equipamentos, preparação de superfícies e desobstruções de tubulações, caldeiras, trocadores de calor e diversas outras máquinas que precisam receber uma higienização completa. Para garantir a eficiência deste serviço, alguns acessórios são fundamentais como, por exemplo, a mangueira de alta pressão.

Aliás, o produto é o tema deste texto, que vai revelar suas características e funções.

Então, se você quer saber mais, continue a leitura e tire suas dúvidas!

O que é uma mangueira de alta pressão?

Primeiramente, a mangueira de alta pressão é imprescindível para realizar o hidrojateamento.

É importante destacar que as mangueiras podem ter comprimento, diâmetros, conexões e pressões de trabalho distintos. Sobre as características do item, vale ressaltar que cada aplicação requer um tipo de mangueira para poder cumprir melhor com o objetivo desejado.

De acordo com a pressão de trabalho, as mangueiras podem ter 3 ou mais camadas compostas de diferentes materiais. Normalmente, as mangueiras possuem uma camada interna de material flexível e impermeável (como, por exemplo borracha), uma ou até 12 camadas trançadas de reforço em material metálico ou composto, e ainda, uma última camada externa para proteger a camada trançada da oxidação e abrasão com o piso.

Assim, quanto maior a pressão de operação, maior o número de camadas trançadas de uma mangueira.

Além disso, por ser flexível, este tipo de mangueira facilita o trabalho do hidrojatista durante a limpeza.

De acordo com as recomendações da WJTA (Water Jet Tecnology Association), a mangueira de alta pressão é um item flexível, que conecta dois componentes e envia o fluxo de água para a pistola ou para os bicos.

Seguindo especificações internacionais, as mangueiras de alta pressão são fabricadas para resistir a 2,5 vezes a sua pressão nominal de trabalho. Durante a montagem, as mangueiras são testadas repetidamente na condição de 1,5 x a pressão de operação indicada. Portanto, atente-se às recomendações de segurança e uso (BP – Brust Pressure)

É importante que os terminais prensados sejam identificados para possibilitar o rastreamento. Além disso, recomenda-se a utilização de mangueiras dentro da pressão de trabalho (WP – Working Pressure), com cristal (se o trabalho possibilitar a inserção de proteção) e meia e/ou laço de segurança.

Já os terminais, devem ser compatíveis com as mangueiras e bicos e testados quando estiverem montados nas mesmas.

É importante que as certificações das mangueiras estejam em dia, pois há exigências que solicitam os mesmos para a prestação dos serviços de hidrojateamento, além de garantir a segurança da operação.

Todas as mangueiras costumam receber números de série e do lote de fabricação gravados próximo a um dos terminais. Esta informação deve constar no certificado da mangueira para rastreabilidade do item.

Características do acessório de hidrojateamento

Sem dúvida, a mangueira de alta pressão conta com suas particularidades.

Para começar, a mangueira conta com um tubo interno, que tem a função de conduzir o fluído.

É importante saber que, quanto maior a quantidade de tramas das mangueiras, mais pesadas elas ficam e menor é o raio de curvatura permitido. Isto, para evitar que as tramas se deformem e criem no ponto de vinco uma fragilidade, sujeita à ruptura.

Outra característica importante, é que as mangueiras devem ser dimensionadas também em função da vazão da Bomba ou Acessório. Pois, quando mal dimensionada, ela pode comprometer a pressão de trabalho devido a uma característica conhecida como perda de carga.

Então, recomenda-se que a perda de carga ao longo do trajeto da mangueira, não ultrapasse 15% da pressão de operação da bomba de hidrojateamento. Para tanto, é comum considerar que a velocidade máxima da água na mangueira não ultrapasse 2,5 metros por segundo.

Além disso, as mangueiras possuem tramas de aço, que ajudam a dar a resistência necessária para esforços internos de pressão.

Por fim, o produto também pode ser montado com revestimento externo para proteger ainda mais contra eventuais irregularidades.

Vale citar, também, que o acessório é procurado por diferentes setores que apostam nas soluções de hidrojateamento, como: indústria química, petroquímica, sucroalcooleira, automobilística, plataformas de petróleo, empresas de construção civil e tantos outros segmentos.

mangueira de alta pressão

Cuidados essenciais com a mangueira de alta pressão

De fato, a mangueira de alta pressão é um acessório resistente e eficaz. Mas, para manter sua durabilidade, é necessário apostar em alguns cuidados básicos, como:

  • Ter atenção na hora de manusear a mangueira, pois é fundamental não torcer ou tracionar para evitar o rompimento.
  • Evitar que a mangueira seja arrastada no chão, pois isso pode danificar o material por causa de pisos irregulares e objetos que podem causar desgaste prematuro ou até mesmo furá-la.
  • Trabalhar respeitando a pressão nominal de trabalho, de acordo com as instruções de uso do manual do fabricante;
  • Armazenar o item em local coberto e arejado para preservar suas boas condições de uso.

Além disso, é fundamental que todas as mangueiras montadas sejam inspecionadas antes do uso. Assim, é possível identificar a existência de danos, desgastes ou imperfeições que podem prejudicar a tarefa.

Portanto, a verificação, que precisa ser feita periodicamente durante a operação, deve analisar fatores como: diâmetro, comprimento e pressão de trabalho, estado de capa externa, condições dos terminais e compatibilidade com a pressão da bomba, além da validade do certificado de teste.

Vida útil das mangueiras

Outra pergunta frequente é sobre a vida útil das mangueiras. De um modo geral, não existe um limite de horas de operação, assim como também não existe um mínimo de horas.

Portanto, a vida útil da mangueira é diretamente dependente das condições de operação e dos cuidados de conservação do usuário.

Soluções de qualidade e segurança

Conforme citamos ao longo deste texto, a mangueira de alta pressão é um item muito importante para os serviços de hidrojateamento.

Mas, agora que você já sabe as funcionalidades e características deste item, queremos falar sobre as soluções da LEMASA para hidrojateamento, que são reconhecidas no mercado por serem sinônimos de qualidade e segurança.

É sabido que a LEMASA possui uma célula dedicada para montagem e manutenção de mangueiras equipadas. Esta célula é certificada pelos principais fabricantes mundiais de insumos para a fabricação de mangueira de super alta (até 1.400 bar) e ultra alta pressão (até 6.900 bar). Inclusive, equipadas com as mesmas máquinas presentes em fábricas na Europa e nos Estados Unidos.

Além disso, todas as nossas mangueiras, que são disponíveis para até 2.800 bar (40.000 psi), são prensadas, testadas e certificadas por lance.

Nossos itens podem ser aplicados em segmentos como:

  • Indústria petroquímica;
  • Ramo de construção civil;
  • Indústria sucroalcooleira;
  • Indústria de mineração;
  • Plataformas de petróleo.


Então, se você quer saber mais detalhes sobre nossas mangueiras, clique aqui e confira!

Em nosso site temos informações técnicas sobre os diferentes modelos disponíveis. Veja agora mesmo!

E se gostou do nosso texto, compartilhe para que mais pessoas fiquem por dentro do assunto.  

Continue de olho em nosso blog e acompanhe as novidades que postamos aqui!

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MATRIZ

R. Valdir Roberto de Camargo, 70
Rec. Campestre Jóia - Indaiatuba - SP
Tel: +55 (19) 3936-8555


LEMASA - Três Lagoas

Avenida Eloy Chaves, 690 - Sala 07 Centro,
CEP: 79602-000 Três Lagoas/MS
Tel: +55 (67) 3522-7325
Celular: (67) 9 8100-0173

LEMASA - Macaé

Avenida Evaldo Costa, 1045 Bairro Sol Y Mar
CEP: 27940-410 - Macaé/RJ
Tel: +55 (22) 2773-3493
Celular: (22) 9 9705-7918


LEMASA - Maringá

Rua Santos Dumont, Nº 50 – 6 Zona 03 Zona 03
CEP: 87050-100 – Maringá/PR
Tel: +55 (44) 3026-8833
Celular: (44) 9 9803-0023


LEMASA - São José do Rio Preto

Rua Uber Folchine, 631 Parque Industrial Campo Verde
CEP: 15076-155 – São José do Rio Preto/SP
Tel: +55 (17) 3513-5851