Hidrojateamento: conheça as vantagens do serviço para indústria sucroalcooleira

  • LEMASA
  • Aplicações
  • Hidrojateamento: conheça as vantagens do serviço para indústria sucroalcooleira

Sem dúvidas, o hidrojateamento é um serviço com muitas vantagens. O trabalho, que de uma maneira geral remove o acúmulo de materiais incrustados sobre certas superfícies, oferece muitos benefícios para diferentes indústrias, como a sucroalcooleira, por exemplo.

É justamente sobre isso que vamos falar neste texto. Pois queremos mostrar como esta ação pode ajudar as usinas.

Ficou curioso e quer saber mais? Então continue a leitura e tire suas dúvidas sobre o assunto!

O que é hidrojateamento? 

Primeiramente, antes de explicar o quanto o serviço é vantajoso para o setor sucroalcooleiro, precisamos falar sobre ele. Portanto, o hidrojateamento industrial é uma técnica que visa limpar equipamentos e tanques industriais.

Realizado com o uso de acessórios como bombas com diferentes faixas de vazão e pressão, o produto conta também com dispositivos específicos para cada tipo de aplicação. Desse modo, a eficiência no uso do jato de água na pressão adequada fica ainda melhor.  

Ou seja, o hidrojateamento é uma maneira rápida, prática e muito eficaz de limpar equipamentos como tubos, caldeiras, fornos e outras máquinas com tubulações, trocadores de calor, estruturas de plataforma de petróleo e muito mais. 

Por isso, o serviço pode ser realizado em diferentes áreas da indústria, como petroquímica, aeroportuária, naval, de mineração, de construção civil, cimenteira, entre outras.

Mas afinal, como ele é feito? 

O serviço pode realizado de diferentes formas, mas é sempre bom lembrar que deve ser conduzido por profissionais qualificados. Dessa maneira, são utilizadas mangueiras e acessórios específicos para projetar o jato de água onde existe alguma sujeira ou obstrução. Com isso, os materiais sólidos que estão impedindo a eficiência dentro de uma tubulação podem ser desintegrados sem nenhum dano ou dificuldade.

O serviço nas usinas de cana-de-açúcar

Inegavelmente, a indústria sucroalcooleira conta com muitos processos. Desse modo, o hidrojateamento pode atuar proporcionando mais produtividade e impedindo eventuais problemas. 

Por exemplo, uma das etapas do processamento da cana-de-açúcar é a concentração do caldo, que passa pelos evaporadores. 

Todavia, essa fase do trabalho pode causar a formação de incrustação em razão da fixação de substâncias em suspensão, precipitação de sólidos dissolvidos que se transformam em sólidos insolúveis devido ao aumento de temperatura.

Além disso, o isolamento térmico entre o vapor e o caldo gera alto consumo de vapor, menos condensação de água e evaporação do caldo, podendo vir a comprometer o balanço térmico e energético da usina.

Portanto, é fundamental buscar eliminar estes riscos, através da limpeza periódica de todo o sistema. 

É aí que o hidrojateamento entra. Pois o serviço retira resíduos acumulados nas superfícies, permitindo melhor fluidez entre eles e prevenindo perigos de contaminações, obstruções e até mesmo parada das máquinas. 

Afinal, jatos de água podem limpar completamente os equipamentos e impedir que o acúmulo de incrustações possa reduzir a qualidade de seu funcionamento e causar mais gastos para a empresa, pois como o contato é indireto, reduz o desgaste interno dos tubos e oferece maior vida útil para os mesmos.

Além disso, vale lembrar que fora os evaporadores, o hidrojateamento pode realizar a limpeza de outros equipamentos como caldeiras, aquecedores e máquinas de linhas de xarope, por exemplo. Assim, com o serviço concluído, os maquinários funcionam de forma eficiente e entregam resultados cada vez mais rápidos e melhores. 

As principais vantagens do hidrojateamento 

Conforme citamos no início deste texto, o hidrojateamento oferece muitas vantagens para as indústrias. Aliás, queremos citar algumas delas para que você possa entender como a sua usina aproveitar os benefícios deste serviço eficaz e seguro.

Limpeza sem abrasivos 

Primeiramente, entre as principais vantagens de apostar no hidrojateamento está o fato de que a limpeza não utiliza abrasivos para sua realização.

Ou seja, o método utiliza apenas água para desobstrução e nenhum produto químico que possa oferecer riscos para a saúde dos profissionais e do ecossistema.

Por isso, é uma maneira de ajudar a proteger o meio ambiente contra possíveis contaminações. Desse modo, é possível assegurar que os equipamentos e os funcionários também estejam protegidos. Pois o serviço não gera resíduos particulados e poluentes. 

Método rápido e eficaz 

De fato, o hidrojateamento é um serviço prático e que pode oferecer resultados rápidos. Dessa forma, com ajuda dos equipamentos certos, ocorre o envio da água em alta pressão em direção às obstruções em um período muito curto. 

Assim, os resíduos são rapidamente empurrados em poucos minutos para que a produtividade do equipamento volte a todo vapor.

A velocidade da operação é muito importante para que tenha uniformidade na retirada da incrustação, sendo ideal a média de 700 tubos por bico e hora trabalhada.

Eliminação até mesmo de óleos e graxas

Por fim, é importante ressaltar que com bombas específicas e adequadas, o hidrojateamento remove até mesmo graxas e óleos, que são materiais difíceis de serem eliminados e podem causar alguns problemas em diferentes equipamentos. Pois quando esfriam, podem endurecer e acumularem nas paredes de tubulações. A Lemasa oferece uma solução que através do aquecimento da água elimina o uso de solvente promovendo ainda a assepsia do sistema.

Gostou do nosso texto sobre o hidrojateamento, suas vantagens e aplicação na indústria sucroalcooleira? Então continue de olho em nosso blog. Pois em breve teremos novas matérias como esta!

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MATRIZ

R. Valdir Roberto de Camargo, 70
Rec. Campestre Jóia - Indaiatuba - SP
Tel: +55 (19) 3936-8555


LEMASA - Três Lagoas

Avenida Eloy Chaves, 690 - Sala 07 Centro,
CEP: 79602-000 Três Lagoas/MS
Tel: +55 (67) 3522-7325
Celular: (67) 9 8100-0173

LEMASA - Macaé

Avenida Evaldo Costa, 1045 Bairro Sol Y Mar
CEP: 27940-410 - Macaé/RJ
Tel: +55 (22) 2773-3493
Celular: (22) 9 9705-7918


LEMASA - Maringá

Rua Santos Dumont, Nº 50 – 6 Zona 03 Zona 03
CEP: 87050-100 – Maringá/PR
Tel: +55 (44) 3026-8833
Celular: (44) 9 9803-0023


LEMASA - São José do Rio Preto

Rua Uber Folchine, 631 Parque Industrial Campo Verde
CEP: 15076-155 – São José do Rio Preto/SP
Tel: +55 (17) 3513-5851