Conheça 3 importantes aplicações da limpeza com hidrojato

De fato, a limpeza de equipamentos, tanques industriais e a preparação de grandes superfícies para a pintura é um processo muito importante para diferentes segmentos. No entanto, existem muitas dúvidas sobre quais áreas podem contar com as vantagens da ação. Aliás, vamos falar sobre isso ao longo deste texto, que vai mostrar três locais de aplicação para o hidrojato.

Quer saber mais sobre o tema?

Então continue a leitura, saiba em quais áreas o serviço pode ser realizado e descubra quais fatores são fundamentais para os bons resultados!

A importância do hidrojato 

Sem dúvidas, o procedimento ajuda muitas indústrias. Primeiramente, o serviço é essencial para eliminar materiais que possam estar incrustados nos equipamentos.

Do mesmo modo, a ação ajuda a devolver a produtividade que a máquina precisa para continuar atuando com alto desempenho.

Inegavelmente, o método de limpeza é muito prático. Afinal, ele consegue chegar a lugares difíceis de serem alcançados sem danificar a estrutura.

Todo o trabalho é realizado através de uma bomba de alta pressão, que é ligada a um motor e alimentada com água. De acordo com sua a configuração exerce a vazão e pressão necessária para limpeza.

Portanto, existem muitos benefícios em investir neste tipo de serviço, que pode ser aplicado em diferentes segmentos com total eficiência em cada um deles. Entre as principais vantagens podemos destacar:

  • Alternativa ecologicamente correta;
  • Não utiliza ou diminui o uso de produtos químicos;
  • Não conta com partículas sólidas em suspensão na atmosfera;
  • Possibilidade de utilização em atmosfera com alta umidade;
  • Pode trabalhar em áreas “Ex” (à prova de explosão);
  • Método aprovado pela Petrobras, aeroportos, estaleiros, indústrias químicas etc.

Ações eficientes para objetivos variados

De fato, a versatilidade deste tipo de serviço permite que ele seja aplicado em diferentes situações, que contam tanto com baixos graus de sujidade quanto com incrustações mais severas.

Portanto, a limpeza com hidrojato ajuda a resolver diferentes necessidades. Mas para isso é preciso utilizar a definição correta de vazão, pressão e dispositivos adequados para alcançar o melhor resultado.

Do mesmo modo, o serviço deve ter a orientação de especialistas e precisa ser feito por um profissional capacitado para a tarefa, que pode atuar nas seguintes ações:

  • Preparação de superfícies para pintura;
  • Hidrodemolição;
  • Desobstrução de tubos;
  • Remoção de incrustações; 
  • Corte de refratário em caldeira;
  • Limpeza de linhas de transferência;
  • Limpeza de estruturas, grades e skids de cabines de pintura; 
  • Descarepação;
  • Limpeza da galerias fluviais e esgoto; 
  • Limpeza de trocadores de calor.

3 aplicações na prática 

Agora que você já sabe o que é e como é feita a limpeza com hidrojato, queremos mostrar 3 de suas principais aplicações. Veja a seguir!

Setor de construção civil

Primeiramente, queremos falar sobre a indústria de construção civil, uma área fundamental para o desenvolvimento mundial e em constante crescimento. Os serviços de hidrojateamento podem ser realizados neste setor, através de hidrodemolição controlada, apicoamento de concreto. Assim como em preparação de superfícies, limpeza de formas e escoramentos.

Indústria naval

A indústria naval, que fabrica embarcações e veículos de transporte aquático, como barcos, navios e lanchas, também é outra que pode contar com atividades de hidrojato. Portanto, neste caso, entre os serviços realizados estão a preparação de superfícies, remoção de pintura epóxi, limpeza de tubulações, limpeza de caldeiras e remoção de cracas. 

Indústria sucroalcooleira

Por fim, existe outro segmento beneficiado com os serviços de hidrojateamento. Trata-se da indústria sucroalcooleira, que é a responsável por produzir açúcar, álcool e outros derivados da cana-de-açúcar como o etanol, por exemplo.

Aliás, o Brasil é um dos maiores produtores e exportadores deste tipo de produto. Por isso, é preciso que as empresas busquem soluções que ajudem na produtividade e na alta performance de seus profissionais e dos equipamentos. 

Dessa forma, a limpeza interna com hidrojato pode ajudar máquinas como evaporadores e pré-evaporadores, aquecedores, caldeiras e linhas de xarope. 

O que determina uma boa limpeza em todos os segmentos?

Existem alguns fatores essenciais para garantir uma boa limpeza com o uso de um equipamento de hidrojato. São eles:

  • A vazão adequada;
  • A pressão correta;
  • O acessório ideal para cada aplicação, como bicos, mangueiras, pistolas etc;
  • Uma equipe de operação bem definida;
  • Ter operadores treinados e qualificados;
  • A velocidade e atenção na operação.

De fato, além das áreas citadas, o serviço conta com aplicações possíveis em diversos outros setores, como automobilístico, aeroportuário, cimenteiro, de construção civil, papel e celulose, saneamento básico, plataformas de petróleo entre outros.

Gostou do conteúdo e quer ver mais textos como este?

Então continue de olho em nosso blog e acompanhe as dicas e as novidades que vamos postar sobre os trabalhos que podem ajudar estes e outros segmentos!

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MATRIZ

R. Valdir Roberto de Camargo, 70
Rec. Campestre Jóia - Indaiatuba - SP
Tel: +55 (19) 3936-8555


LEMASA - Três Lagoas

Avenida Eloy Chaves, 690 - Sala 07 Centro,
CEP: 79602-000 Três Lagoas/MS
Tel: +55 (67) 3522-7325
Celular: (67) 9 8100-0173

LEMASA - Macaé

Avenida Evaldo Costa, 1045 Bairro Sol Y Mar
CEP: 27940-410 - Macaé/RJ
Tel: +55 (22) 2773-3493
Celular: (22) 9 9705-7918


LEMASA - Maringá

Rua Santos Dumont, Nº 50 – 6 Zona 03 Zona 03
CEP: 87050-100 – Maringá/PR
Tel: +55 (44) 3026-8833
Celular: (44) 9 9803-0023


LEMASA - São José do Rio Preto

Rua Uber Folchine, 631 Parque Industrial Campo Verde
CEP: 15076-155 – São José do Rio Preto/SP
Tel: +55 (17) 3513-5851